quinta-feira, 22 de maio de 2008

Tu-160 "Blackjack" - O bombardeiro estratégico russo

Depois de algumas semanas sem novidade no blog, principalmente devido a muito trabalho na minha atividade profissional principal, volto a postar meu mais novo perfil, feito sob encomenda.

Trata-se de um Tupolev Tu-160 "Blackjack", um enorme bombardeiro russo muito parecido com o B-1B da USAF. Porém, o modelo russo é muito maior e só de longe lembra o americano, sendo na realidade um avião muito diferente e único.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tupolev Tu-160 (NATO reporting name Blackjack) is a supersonic, variable-geometry heavy bomber designed by the Soviet Union, Tu-22M (NATO reporting name "Backfire") is a supersonic, swing-wing, long-range strategic and maritime strike bomber developed by the Soviet Union.

Marcelo R. disse...

You are right!

I made a mistake and a confusion between bombers ;) Mistake fixed.

Thanks a lot,

Marcelo

Miguel Junior disse...

Na verdade o Tupolev Tu-160 WhiteSwam, como é chamado na VVS ou Blackjack na OTAN, é hoje em dia o mais veloz e único bombardeiro stealth verdadeiramente supersônico de cruzeiro, possuindo o mais potente motor militar jamais construído, supera com facilidade seu concorrente ocidental, o B-1 Lancer. Este não é verdadeiramente supersônico mas pode eventualmente ultrapassar Mach.1. O Tupolev160 Blackjack lhe é superior em carga belica, raio de ação, elegância aerodinâmica e furtividade (stealth). ( Fonte: Revista ASAS de out/2003).
Baseado nas experiência com os fantásticos Tupolev Tu-95 Bear, ainda operantes e que serão substituidos pelos Tu-160, suas tripulações durante a Guerra Fria ficavam muito stressadas, devido aos longos períodos de embarque. Entre as melhorias adicionadas ao Tu-160,houve a construção de uma "galley", isto é, um compartimento dotado de cozinha, com refeições breves -quentes e frias- e banheiro completo, com banho etc, além de espaço para pequenos exercícios em pé para amenizar períodos prolongados de embarque.
abraço,
Miguel Junior
migueljunior3@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...