quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

AT-26 Xavante

O Xavante povoa meu imaginário há muito tempo... Quando criança me lembro de ter um modelo em papel recortado de uma caixa de cereais. Isso foi nos idos do começo dos anos 80, talvez 1982 ou 83, não me lembro ao certo. Só sei que aquele jato camuflado nunca mais saiu da minha cabeça desde então.

Em 1991, em uma festa aviatória tradicional da minha cidade, pude ver um deles de perto. O AT-26 4472 marcou minha adolescência, pois era como se aquele modelo de papel tornasse-se vivo, real e concreto.

Com este espírito terminei meu último trabalho, exatamente o 4472 - o Xavante que mais de 20 anos atrás passou por aqui e ficou.
AT-26 Xavante 1º/10º Grupo de Aviação - BA Santa Maria - 1991 

Como um só nunca é suficiente me aventurei em mais um Xavante, agora um exemplar do 2º/5º Grupo de Aviação (Esquadrão Joker), baseado em Natal. O perfil ilustra seu último ano de uso no Joker, em 2004, logo antes de ser substituído pelo A-29 Super Tucano.

AT-26 Xavante 2º/5º Grupo de Aviação - BA de Natal - 2004



Abaixo, um Xavante do 1º/4º Grupo de Aviação, (Esquadrão Pacau), visto em 2008 em seu último padrão de pintura antes de sua aposentadoria, da mudança do esquadrão para Manaus e recebimento dos F-5EM.
AT-26 Xavante 1º/4º Grupo de Aviação - BA de Natal - 2008 

Por um breve período, entre a desativação dos Mirage III e a chegada e operação dos Mirage 2000, o 1º Grupo de Defesa Aérea operou o Xavante para manter seus pilotos operacionais e treinados.
AT-26 Xavante 1º Grupo de Defesa Aérea - BA de Anápolis - 2006 

Outro usuário importante dos Xavante na FAB foi o 3º/10º Grupo de Aviação, o Esquadrão Centauro. Os AT-26 do Centauro ostentaram basicamente dois tipos de marcações: a primeira, aplicada diretamente na pintura original da Embraer, com o emblema da unidade no nariz e o centauro em branco no leme, e uma segunda versão, usada até sua substituição pelos A-1 AMX, sem o emblema na fuselagem e com o centauro aplicado em uma faixa branca e preta no topo do leme.
AT-26 Xavante 3º/10º Grupo de Aviação - BA de Santa Maria - 1981

AT-26 Xavante 3º/10º Grupo de Aviação - BA de Santa Maria - 19897 

Os EMRAs


Os Esquadrões Mistos de Reconhecimento e Ataque (EMRA) foram criados nos anos 70 e eram compostos por aviões de ataque, reconhecimento e helicópteros (Por isso a denominação "misto"). Em  setembro de 1973, foi criado o 4º EMRA com sede na Base Aérea de São Paulo. Além do 4º EMRA, também existiram o 3º EMRA e o 5º EMRA, ambos também voando os Xavante e respectivamente sediados em Santa Cruz (RJ) e Canoas (RS).

AT-26 Xavante do 3º Esquadrão Misto de
Reconhecimento e Ataque - BA de Santa Cruz - 1980
 
AT-26 Xavante do 4º Esquadrão Misto de 
Reconhecimento e Ataque - BA de São Paulo - 1978

AT-26 Xavante do 5º Esquadrão Misto de 
Reconhecimento e Ataque - BA de Santa Maria - 1976



Um comentário:

Pedro Henrique disse...

aqui na minha cidade (santa maria - RS)na entrada dela tem um pórtico e do lado esse avião, seguido pela base aérea
segue o link das fotos:

http://www.google.com.br/imgres?q=avi%C3%A3o+Xavante+entrada+sm&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1024&bih=653&tbm=isch&tbnid=FEEP7DI7YuZKcM:&imgrefurl=http://brennerdesantamaria.blogspot.com/&docid=sIHe33__hUmV6M&imgurl=http://2.bp.blogspot.com/-dRcEzFu76rg/TjhP2Wgdw1I/AAAAAAAAASY/EPaJDS8WJkI/s1600/P%252525C3%252525B3rtico%252B005-red.jpg&w=787&h=541&ei=QjesT8yNDILs6gGYo6WRCA&zoom=1&iact=hc&vpx=202&vpy=161&dur=907&hovh=186&hovw=271&tx=144&ty=102&sig=111377796452194603136&page=1&tbnh=150&tbnw=186&start=0&ndsp=13&ved=1t:429,r:1,s:0,i:73



http://www.flickr.com/photos/wandeclayt/5554313954/sizes/l/in/photostream/




http://www.flickr.com/photos/wandeclayt/5553729751/sizes/l/in/photostream/




http://www.flickr.com/photos/dioclecioorlando/5898359297/sizes/l/in/photostream/

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