segunda-feira, 3 de março de 2008

Lady be Good - Um B-24D Liberator que entrou para a História

O B-24 Liberator sempre me chamou a atenção. Foi um bombardeiro robusto e que marcou a história da vitória Aliada durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, quando conheci a história de um Liberator em especial, minha admiração por esse bombardeiro se tornou ainda maior.

Confira abaixo um resumo de uma pesquisa que fiz sobre esse que talvez tenha sido o mais famoso B-24 a participar da Segunda Guerra Mundial - o "Lady be Good". O perfil que acompanha o texto é um dos primeiros que fiz, lá em 2002. Se não me engano, foi meu terceiro perfil colorido e o acabamento não me deixa mentir.

Lady be Good

Ao decolar da Base Aérea de Soluch, na Líbia, norte da África em 4 de abril de 1943, o B-24D Liberator apelidado de “Lady be Good” (s/n 41-24301) partiu para uma missão rotineira de ataque ao movimentado porto de Nápoles, na Itália.

Com nove jovens tripulantes à bordo e após algumas horas de vôo, o bombardeiro foi instruído a voltar à sua base. A visibilidade sobre Nápoles impedia a realização da missão. No regresso, o “Lady be Good” perdeu o rumo de Soluch e caiu no deserto do Saara, no sul da Líbia, por falta de combustível e após várias horas de vôo sem encontrar a base. O avião ficou desaparecido por vários anos e as autoridades norte-americanas acreditavam que o B-24D tivesse caído no Mar Mediterrâneo.

Em 1959, os destroços do “Lady be Good” foram encontrados em pleno deserto, incrivelmente preservados pelo ambiente árido. Os corpos de oito tripulantes foram descobertos a vários quilômetros do local da queda. O nono tripulante nunca foi encontrado.


Se você tem mais dados sobre esse episódio ou fotos que possam tornar esse perfil ainda mais completo, não perca tempo e mande para mim! Ah, e não esqueça de deixar seu comentário sobre essa história ou sobre esse desenho!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns...muito legal! Eu conhecia algo da história da Lady...Trágico o destino de seus tripulantes e incrível o estado de conservação na epoca que foram encontrados. Coisas do tipo armamento e rádio em condições de uso, etc...Achei diversas fotos que acredito serem de dominio publico. Abraços e parabens. Walt

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Também admiro a luta dessa tripulação. Assisti quando criança um filme sobre o lady be good ,,

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...